Sentindo ansiedade? 6 formas para lidar e prevenir
Talvez esse seja o sinal que está na hora de cuidar da sua saúde mental <3
Um leitor querido me disse recentemente estar vendo muitos conhecidos, familiares e amigos com ansiedade ou crises de ansiedade. Então, me pediu se eu poderia repassar formas de melhor lidar com essas energias e tendência coletiva atual.
Também percebo ao meu redor uma quantidade e porcentagem muita alta de pessoas que se sentem ansiosas constantemente.
Talvez você seja uma delas, e por isso se sentiu atraído para aqui hoje.
Apesar de eu ter relativamente pouca história pessoal com crises fortes de ansiedade (na minha jornada, crises de depressão e consequências da alta sensibilidade foram mais familiares), compilei algumas dicas chaves para pessoas que estão se sentindo ansiosas hoje e precisam de alternativas rápidas e eficazes para lidar e prevenir:
1- Tente um áudio de reprogramação mental antes de dormir
Ansiedade é um jogo mental.
Percebemos situações, eventos e sensações e as exacerbamos a partir do nosso estado emocional momentâneo. Até o estudante do ser entender na teoria e prática que não somos nossas emoções, crenças e pensamentos, um caos interno e uma sensação de inadequação tendem a prevalecer.
Portanto, recomendo um áudio de auto-hipnose, hipnose ou meditação à noite (em seu aplicativo ou canal do youtube preferido) - de preferência os que sejam guiados específicos para ansiedade, se for seu problema principal hoje.
Nosso subconsciente absorve os simbolismos e energias de forma exacerbada à noite. Principalmente nas nossas ações e escolhas internas antes de dormir.
Tocando um áudio integrativo de reprogramação, estará alinhando sua consciência para melhor estabilidade, sanidade e clareza no dia seguinte.
Ao incluir esse hábito na sua rotina, você faz o que a verdadeira medicina do mundo sempre foca: na prevenção dos sintomas (reprogramando sua mente para melhores resultados logo de manhã), e na raiz dos problemas (sua consciência).
Pense consigo:
Qual as últimas ações, pensamentos e rituais você tem feito, principalmente antes de dormir?
2- Ria
O que te faz rir fácil? O que te faz gargalhar alto?
Sair com seus amigos?
Brincar com seus pets?
Assistir um filme de comédia?
Vídeos de animais fofos e engraçados?
Assistir seu humorista preferido?
Ver memes virais na internet?
Brincar de diferentes jogos - online e presencialmente?
Uma das maiores habilidades que podemos ter é focar e direcionar nossas energias para as frequências que queremos vivenciar.
A alegria é um sentimento de altíssimo contágio e frequência.
Escolha conscientemente vivenciar eventos e situações cômicas. Crie o hábito de sorrir e gargalhar todo dia. Então veja sua vida mudar…
Rir é o melhor remédio para a alma.
3- Lembre-se: Todos julgam, claro. Mas provavelmente menos que você imagina
Sempre fui de pensar muito.
De ser viciada em mergulhar nos meus pensamentos, às vezes por horas. Apesar de certos benefícios virem com tal talento, um dos maiores prejuízos sempre fora a constante comparação mental. Para minha própria mente, eu nunca era boa o suficiente em nada. Isso ocorreu fortemente até o começo da vida adulta.
Dependendo da época, o adjetivo que eu focava para me comparar era diferente. E apesar de hoje aceitar muito mais a imperfeição e autencidade única humana - minha e dos outros, percebi e vivenciei algo muito verdadeiro e forte nos últimos anos:
As pessoas não se importam tanto assim com você e o que você faz. Elas estão muito mais preocupadas com elas mesmas.
Não somente isso, mas cada jornada é linda e única de sua forma.
E o tempo é divino para cada história pessoal.
Obviamente não quero e não estou desconsiderando eventos, falas, relacionamentos e situações de julgamento e intriga que realmente acontecem e são reais.
Mas, se você é uma pessoa ansiosa, pegue a quantidade simbólica de energia que você acha que as pessoas usam para te analisar e inverta para a energia que as pessoas usam para pensar sobre elas mesmas e seus mundos internos. Terá, então, uma informação mais verídica.
Na verdade, humanos passam 99% do tempo pensando neles mesmos: em seus próprios problemas, vidas, relações, deuses e deusas, metas e projetos. Todos estão, de certa forma, tentando descobrir sobre si e indo atrás dos seus sonhos.
Na vida real, humanos e adultos passam seus dias lidando com suas emoções internas, objetivos de vida, relacionamentos e prioridades.
Por mais que, em essência e subconscientemente estejamos sempre conectados, no dia a dia a consciência tende a pensar sobre si. Tente lembrar disso ao ter certeza que o mundo inteiro está te observando sempre. Provavelmente quem realmente importa na sua jornada pessoal e seus mentores espirituais estão, mesmo.
Mas, aquela massa? É o jogo mental. Permita-se relaxar mais, amore.
4- Presença e mantras
Tem um mantra ou oração preferido? Faça constantemente, não somente na hora da crise. Mas, com certeza na hora da crise.
Amo todas as variações do ‘Eu Sou’, por exemplo. Escrevi mais sobre aqui.
Uso pessoalmente ‘Eu Sou Amor, Eu Sou Poder e Eu Sou Sabedoria’ o dia inteiro, e principalmente em momentos de emergência.
Escolha o seu predileto e então, repita seu mantra escolhido internamente.
A repetição é maravilhosa. Quantas vezes, por exemplo, já viu eu dando essa dica de presença e mantras? Kkkk… somente com a constância integramos uma nova frequência.
Se feito com intenção e coração, além de te acalmar e relembrar, irá atrair egrégoras espirituais reais de anjos, guias e médicos metafísicos de forma mais consciente.
O nome e oração específica importam menos do que a intenção e seu sentimento.
Dica de ouro:
Faça sempre dentro do seu coração.
Literalmente.
Imagine-se lá dentro, e invoque de lá.
5- Está lembrando de respirar?
Por mais simples que pareça… qual foi a última vez que você focou somente na sua respiração? Que você sentiu o ar entrando e saindo dos seus pulmões? O quão profundo você respira?
Seu nível de respiração determina seu nível de responsabilidade. Dreamer
Inspire e expire profundamente. Lembre-se de respirar.
Foque na sua respiração. Entre numa meditação específica de somente focar na sua respiração. Existem vários nomes e técnicas. Pouco importa qual - desde que seja uma meditação em que o foco primário e secundário seja seu respirar.
É uma das práticas mais poderosas que pode fazer. Hoje e sempre. Novamente - a melhor medicina é a de prevenção.
Portanto, o ideal é inserir como um hábito de vida. Ao menos 10 minutos por dia, foque em respirar profundamente, de forma rítmica.
6- Certifique-se de não estar cercado de babacas
Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas. - Freud
Essa é uma das maiores habilidades que qualquer estudante do ser precisa começar a aprender e masterizar cada vez mais.
A passagem da inocência para o realismo.
No momento em que comecei a inserir de forma teórica e prática na minha vida pessoal, por exemplo, percebi como a grande maioria das minhas crises mentais e emocionais eram desnecessárias se resolvidas com coragem, prática e sabedoria.
A habilidade de discernimento pode sim ser fator fundamental para acabar com anos de crises de depressão, por exemplo - falo por conta própria. Sinto ser de mesmo impacto para todos os outros impasses, pois nosso ambiente e as pessoas e valores que estamos inseridos conta - e muito mais do que imaginamos.
Precisamos do conhecimento de diferentes personalidades, intenções e egrégoras. Todos devemos priorizar hoje a habilidade de discernimento e ressignificação.
Olhe para dentro.
Olhe ao seu redor.
As sombras existem para serem percebidas, integradas e transcendidas.
Nunca iremos avançar na nossa próxima etapa evolucionária se não conseguimos ter coragem sequer de vermos as próprias sombras e as de nossa sociedade e humanidade.
Há muito ainda para retirar do tapete.
A verdade sempre está disponível, mas nossa consciência e realidade permite que vivenciemos a mesma em camadas e ciclos de compreensão e percepção.
De forma mais direta, isso também significa que o extraterrestre ou intraterreno que você amaria ter contato não virá de forma coletiva se o humano sequer reconhece a intenção de seu irmão e vizinho. Como você discernirá espíritos e extraterrestres, se sequer discerne os próprios humanos e suas agendas multifacetadas e multidimensionais?
A verdade somente aparece para os que estão dispostos a recebê-la.
Recordemos da dica simples e sábia de que existe uma porcentagem relativamente grande de seres hoje na Terra com intenções e mundos internos extremamente diferentes de você.
Existem pessoas que se atraem por dor, morte, manipulação, distorção e as formas diferentes de esquecer-se da unidade. Existem pessoas que se atraem somente por elas mesmas. E amplificam, bebem, se saciam e vivem dessa energia - de diferentes formas.
Projetar sua própria consciência no outro (pelo fatos de ‘sermos todos um’) é uma das práticas mais comuns - e erradas - do estudante metafísico.
Tendemos a achar que o mundo interno do outro é parecido com o nosso, pois é o mundo que temos de referência. Todavia, o tecido de realidade e seus personagens se comportam de forma bem diferente da singularidade do nosso mundo pessoal.
É o yin-yang da vida, e tá tudo bem. Mas também é muito real.
Amado…
Todos estamos sim cercados de espíritos, entidades e seres humanos que poderíamos chamar de ‘grandes babacas’. Ou seres que tem o ego e seu Eu Superior extremamente desalinhados.
Portanto, certifique-se de ser um diagnosticador de babacas ^^
(brincadeiras à parte mas falando sério).
Estude profundamente sobre psicologia. Estude profundamente sobre psiquiatria. Estude profundamente sobre seu subconsciente, o inconsciente coletivo e mergulhe nas suas próprias sombras. A informação já está disponível.
Você sente que as pessoas que você ama, confia ou admira são verdadeiras em suas falas, visões e ações? Consegue começar a perceber a diversidade de jeitos que as pessoas sentem, veem e experienciam o mundo? Consegue ver como muitos tem valores completamente distintos entre si?
Sua intuição ou eventos recorrentes estão tentando te alertar sobre algo ou alguém?
Você tem consciência do impacto na nossa autoestima e pensamentos que nossos relacionamentos mais íntimos tem?
Que tipo de pensamento, simbolismo e energia você se mergulha no seu dia?
Que tipo de espíritos você sente que estão ao seu redor?
Você é uma pessoa que sabe dizer ‘NÃO’ nos momentos ideais ao colocar barreiras e limites na sua vida?
Você toma cuidado com que se conecta e se alimenta energeticamente?
Quem e o que você anda ouvindo e replicando os pensamentos e valores?
Quais são seus relacionamentos mais próximos hoje?
Quais são seus influenciadores e referências mais fortes para você hoje?
Quem são os gurus espirituais, líderes de consciência e revolucionários de pensamento que você anda dando valor?
O quão os mesmos estão influenciando seu senso de si e da vida?
Também é de nossa responsabilidade entendermos sobre nós mesmos, a humanidade e o mundo em que vivemos de forma cada vez mais íntima e crua.
Isso inclui ser iniciado em vivências e conhecimentos que te permitem entender melhor como navegar pela vida, e em quem podemos confiar ou devemos ouvir.
Por agora, sugiro pedir para Deus - Universo - Consciência te guiar cada dia mais, mas também sugiro pesquisar ativamente sobre assuntos como Tríade Obscura, diferentes distúrbios de personalidade, a sombra individual e coletiva e preparar-se para a passagem da ingenuidade para aprendiz da vida.
Babacas estão em formas de familiares, governantes, médicos, amigos, amigas, autoridades, vizinhos, espíritos, extraterrestres, autoridades espirituais e líderes mundiais. Também estão em formas de produtos, serviços, obras, projetos, crenças e ideias.
Tudo bem recordar.
Eles já existem, e a negação dos mesmos não os fará sumir.
A maioria da porcentagem dos traumas genéticos, históricos, financeiros, familiares e pessoais nascem da tríade obscura humana e multidimensional - mas alguns que não entendem sobre a amplitude da consciência ainda insistem em negar sobre princípios básicos e fundamentais da vida e do Universo.
Sua percepção, ressignificação e integração gradual de realidades que já existem farão milagres na sua vida pessoal e, por consequência, no coletivo.
As melhores fontes para esses tipos de conteúdos - sobre humanos - são psicólogos e psiquiatras especializados e com anos de clínica e experiência em campo. Se tiverem base metafísica, melhor ainda.
São muitos. Mas, aqui estão minhas dicas iniciais para esse email:
Para os bilíngues em inglês, amo e recomendo a Dra Ramani Durvasula
Canal do Youtube / Instagram / Livros
Para os brasileiros, amo e recomendo a Dra Ana Beatriz Barbosa Silva
Canal do Youtube / Instagram / Livros
A habilidade em perceber e lidar com a humanidade em sua completude e multidimensionalidade se faz necessária para o momento que estamos vivendo.
Na nossa vida pessoa, grupal, universal…
Se indivíduos são capazes de discernir bem,
com paciência e consciência o mundo também seguirá.
Dica Bônus
Dependendo da sua situação e nível de ansiedade…
Tudo bem pedir ajuda.
Faz parte da jornada do herói: o inocente vivenciar o que é ser órfão, virando realista e entender na prática que estamos inseridos numa realidade coletiva e polarizada (interna e externamente) e que, em certo momento ou outro, seremos iniciados na humildade e realismo de que todos precisamos de ajuda em certos períodos de nossa vida.
Seja de um psicólogo, psiquiatra, médico, profissional integrativo ou terapeuta holístico que intuir. Às vezes, vem em forma de um amor, amizade ou grupo novo.
Na minha história, por exemplo, tive crises ou momentos em que precisava de conselho profissional para lidar com determinadas sensações, pessoas ou situações maiores.
Eram fora do meu escopo de conhecimento prático,
ou era questão de QI básico ouvir uma segunda voz com mais experiência para determinada situação,
ou apenas um culminar de situações que me fizesse dizer ‘chega’.
Seja qual for o convite da vida, abra-se à naturalidade do auxílio do outro se for preciso.
Só você sabe o que está acontencendo aí dentro.
Sente que está tudo muito confuso, muito ansioso, com apertos fortes no coração há semanas e meses? Há uma sabedoria e humanidade gigantesca ao reconhecermos nossa situação e aceitarmos auxílio externo.
O amor verdadeiro, o amor romântico e o amor universal começam somente no amor-próprio: então priorize-se cuidar. Principalmente da sua consciência.
🎵 Músicas da Semana
Músicas que amo e recomendo para integrações, meditações e rituais pessoais!
Rouge - Acústicos
A melhor girlband que o Brasil tem e já teve. Amo tanto elas.
Uma história pessoal, já que estamos falando de Rouge:
Quando criança, era uma fã muito intensa e ativa. Comprava todas as revistas, cds e dvd’s. Reassistia tudo milhares de vezes. Montava colagem de fotos em cadernos especiais. Aprendia em detalhes todas as coreografias e letras. O impacto do Rouge na minha infância é nostálgico e potente.
Hoje, a Aline - uma das integrantes- está em alta por estar no reality e experimento social mais conhecido do Brasil. Gostaria de prestar uma homenagem à ela e ao grupo nesse email.
De certa forma, esse carinho e devoção atraiu a melhor oportunidade da forma mais inusitada. Na época, descobri que um familiar era amigo de um dos músicos da banda. Por isso, milagrosamente consegui uma passagem no camarim de um show em São Paulo, um dos vários que fui. No pico do meu amor e fervor adolescente.
Apesar do encontro em si ter sido menos de 1 minuto - pois a fila para conhecê-las e tirar foto era enorme -, lembro dos detalhes como se fosse hoje - tamanha minha idolatria e amor pelo grupo na época.
Todas foram simpáticas - mas a Aline foi a única que olhou no meu olho, percebeu que eu estava ansiosa por ser rápido demais e não conseguir falar com elas ou curtir o momento, e me disse:
‘Você não vai dar um abraço na gente?’…
Além de outras palavras carinhosas…
A empatia e olhar cuidadoso que ela teve me toca até hoje. Em menos de 1 minuto, ela confirmou simbolicamente para meu eu criança que valia a pena todo o amor e energia trocada perante às integrantes e a música das mesmas. Conhecer ao vivo sempre é um impacto especial.
Para quem não sabe, Rouge foi escolhida a partir do primeiro grande reality de calouros na tv brasileira, chamado Popstar. Foram 30.000 aspirantes e cantoras inscritas e somente 5 selecionadas. Aline era empregada doméstica antes do reality.
Todas continuaram suas carreiras na música, muitas se tornando grandes nomes do teatro musical, outras tendo carreira solo e uma até internacional.
Quer uma sessão de nostalgia e boa música?
Assista o vídeo abaixo, principalmente essas duas músicas:
Espero que essas formas diretas de lidar melhor com a ansiedade e outros tipos de bagunça interna (atual ou futura) te toque de alguma forma.
São simples, porém de imensa eficácia. Teste e depois me conte.
Que seu dia seja repleto de carinho e cuidado.
Nos vemos em breve…
Com amor,
Nay
Nossa, “Um anjo veio me falar” me puxou pra infância com meus primos e uma camera vhs do meu tio kkk gravando minha prima cantando essa música...! 🤧 Tb lembrei de alguma integração do MM, se não me engano, onde foi usada essa música. 🥹 Uma música mto emocionante e linda
Gratidão pela carinho, gentileza e disponibilidade meu amor, tudo que você trás é sempre bem cirúrgico e preciso, vamos juntos nos cuidar galereww